A bíblia medieval reescrita para o século 21

Mateus, Marcos, Lucas e João. Os apóstolos de Jesus são o título da nova publicação de Gustavo Piqueira. São quatro diferentes versões da trajetória “daquele que veio nos salvar”, cada uma escrita por um dos personagens do título.

A diferença é que o salvador é um creme anticelulite. E os personagens não são os apóstolos de Jesus Cristo.

O destaque, porém, é o projeto gráfico do livro, que, como nas bíblias medievais, é opulento e complexo.

As capitulares do livro compõem três conjuntos do alfabeto básico ocidental de vinte e seis letras – e estão disponível para download gratuito aqui. Elas serão, ainda, apresentadas na exposição Inanis – Iluminuras para o século 21, junto com um panorama histórico da evolução gráfica da Bíblia. Além disso, dois pôsteres em tiragem limitada também foram produzidos para o lançamento do livro e abertura da exposição.

O lançamento é hoje, 29 de outubro, e acontece concomitante à exposição, na Livraria João Alexandre Barbosa / sala BNDES na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin — Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo, SP, Brasil.

 

book_01 book_03 book_04 book_05 book_5 book_05_A book_05_B book_05_C book_05_D book_05_E book_05_F book_6 book_06 book_07 book_08 book_09 book_10 book_11 book_12 initials_5x5 initials_10x10 initials_20x30 poster_01 poster_02 poster_03 poster_04

Quer saber mais? Acesse o site da Casa Rex,  responsável pelo projeto.

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Danilo Cava é turismólogo (isso existe?), mas comunicólogo de profissão e coração. Brincalhão, nerd, organizado, gosta de videogames, cozinhar e ler. Viciado em arte, cinema e design é especialista em acompanhar séries no Netflix.

Veja todos os artigos deDanilo Cava