A fascinante arte da modelagem em Clay

A fascinante arte da modelagem em Clay

Desde que me conheço por gente, eu sempre fui fascinado por cinema, principalmente efeitos especiais. Como sou de uma época que não havia internet, tudo era muito mais difícil, achar uma arte conceitual de filme era quase que achar um diamante bruto, mas isso não me impediu de enriquecer meu repertório com o assunto principalmente com programas que mostravam os bastidores dos filmes. Mas não tem como falar de efeitos especiais e não falar de escultura em Clay e criação de próteses e máscaras de silicone. 

Cena do programa FACE OFF do canal SYFY.

No Brasil não temos esta área muito desenvolvida, apesar de estar crescendo rápido com muitos cursos e lojas do ramo. Em contraponto já temos grandes profissionais da área, que infelizmente acabam indo trabalhar fora do país por falta de oportunidade. O mais perto que podemos chegar desse mundo aqui no Brasil é através da produção de esculturas de ação e action figures. Lojas como a Iron Studios, Toy Show e a grande popularização dos Funko, criaram uma demanda de makers, loucos para porem a mão na massa, literalmente!

Escultura do lendário Coringa do Heath Ledger.

Quem não se interessa em por a mão na massa, normalmente reclama que nesse ramo dos colecionáveis tudo é muito caro. Uma estatueta de 38 cm do Coringa do lendário Heath Ledger (imagem acima) pode sair pela bagatela de mais de R$ 12 mil reais, enfim é para poucos. 

Antes de reclamar, é preciso conhecer de fato o trabalho que dá apenas esculpir uma figura, que é só parte do processo dos colecionáveis que são vendidas em lojas. Por isso, gostaria muito de acrescentar ao repertório de todos, o processo de fabricação destes profissionais.

No primeiro, o artista conceitual Jon Fuller mostra todo o processo de criação de um modelo em tamanho real para efeitos especiais de cinema. No outro um dos artistas que eu mais admiro Jim Mackenzie mostra todo o processo de um de seus trabalhos fantásticos. Boa golada inspiradora!

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo