A “pegada” no design de produto

Todos os dias estamos em contante interação com centenas de objetos e esta relação pode ser boa, ruim, desconfortável, agressiva ou até mesmo lúdica, sem nos dar conta disso pois é algo muito natural para qualquer humano.

Quando estudamos design de produto, estudamos também a interação do usuário com os artefatos, sim, interação não é só de interfaces digitais, devemos pensar inclusive na interação inclusive de simples cartazes.

Este estudo, que é chamado de “teste de pega”, é muito importante pois nos guia quanto ao caminho que deve ser seguido no quesito biodinâmica, ergonomia, conforto e até mesmo no design de superfície e materiais a serem utilizados. Conseguimos identificar problemas que devem ser resolvidos para que o produto seja um sucesso na interação homem/objeto.

Abaixo eu compartilho um estudo destes, feito pelo designer Gianni Teruzzi que utiliza a ilustração de uma forma relativamente simples, para ter as diversas formas de interação, que serve de referência para qualquer designer de produto. Boa golada.

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo