Análise: SketchBook Pro para iPad

Como uma nova parte do blog, farei algumas análises e darei dicas de programas para serem usados em tablets, úteis para designers. Neste post de estréia, falarei de um dos Apps mais bacanas me deparei, que é o SketchBook Pro da Autodesk. Também disponível para uma infinidade de tablets, celulares e até computadores.


O App é um prato cheio para ilustradores e designers que gostam de “rafear” idéias ou até produzir imagens para seus trabalhos. Existe uma grande variedade de ferramentas editáveis de pintura, com brushes diversos e possibilidade de trabalhar com layers. Ele também faz um bom uso da tela do iPad, como podem ver nas imagens e vídeo abaixo:

Para um melhor desempenho, eu comprei uma Bamboo Stylus para iPad, que funciona muuuito bem com o aplicativo como podem ver abaixo no vídeo:

Mas se mesmo assim você está duvidando da capacidade e possibilidades que o aplicativo dispõe, dêem uma olhadinha nos trabalhos abaixo, todos produzidos num iPad:

Gostou do aplicativo? Ele está disponível para download por míseros $4.99 e você pode baixar aqui!

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo

15 comentários

  1. Lucas Ribeiro

    SketchBook Pro e muito massa mesmo!!!
    Resisti um pouco quando me indicaram essa ferramenta mais me surpreendi depois que testei!
    Mais ainda perde pro lápis e papel!rsrs

  2. Matheus Barros

    Recomendo o Sketchbook pro iPad e pra desktop também. Recomendei ao meu primo e ele passou a fazer todas as artes dele aí, ao invés do Photoshop. Para quem trampa com design então… o Sketchbook Designer (http://www.youtube.com/watch?v=jXENHOzf3AE), é melhor ainda 🙂

    Recomendo!
    ps.: Participe do programa estudantil da Autodesk e trabalhe gratuitamente com os softwares deles por 3 anos.

  3. Ed Ferrara

    Oi Domenico.

    Sou ilustrador e trabalho muito com quadrinhos. Minha produção é toda digital desde os sketches à arte final.
    Atualmente uso Photoshop CS4 e uma tablet Bamboo.

    Fiquei interessado em adquirir um Ipad depois que vi que o SketchBook Pro roda nele e também que essa caneta Bamboo Stylus parece que dá pra trabalhar legal.

    Minhas perguntas:

    – Essa caneta tem níveis de pressão variados?
    – Onde compro e sai por quanto?
    – Dá pra trabalhar com níveis de alta definição de precisão, ou seja, o traço não fica serrilhado?
    – Seria possível produzir uma página de quadrinhos com o SkethBook Pro?

    Fico muito grato pela sua atenção.

    Muito obrigado,

    Forte abraço!


    1. Post author
      domenicojusto

      Bom Ed, eu paguei uns 100 reais e não consegui ver nenhuma diferença no traço de acordo com a pressão da caneta, dá pra conseguir uma ótima qualidade das imagens, mas fico na dúvida se dá pra finalizar no iPad. Caso queira comprar mesmo assim, vende no site da Wacom.

    2. Cezar

      Resposta para todas as perguntas: NÃO
      Primeiro, a caneta é apenas um instrumento com uma ponta de borracha que imita o dedo, ela não tem níveis de pressão, nem a ponta é tão fina quanto uma wacom bamboo.
      vc compra a caneta pela web, ela é baratinha, mas não serve pra o que vc quer.
      Pelo que eu já li, não dá pra fazer desenhos pra impressão, parece que os desenhistas estão usando o Ipad mais pra rafear idéias rápidas.
      É bem possível de se produzir uma HQ no ipad, mas vc vai ter que direcioná-la para a Web.

  4. Zakime

    Ed Ferrara, diferente das tablets normais, a caneta só vai simular, ela em si não tem a pressão como as canetas das tablets da wacom, mas isso é ajustável no próprio programa.
    O programa infelismente só trabalha com o tamanho fechado de 1024×768 com capacidade de trabalhar com 6 layers no ipad 1 e 12 no 2
    também trabalho com ilustração, e mesmo usando no dedo achei um programa muito bom, mas nada que substitua o lápis e caneta, mas é uma grande mão na roda uma dessas

    mais algumas informações http://itunes.apple.com/br/app/sketchbook-pro-for

  5. Leonardo T. Oliveira

    Meu único problema tem sido transferir os desenhos dele para o computador. Mando pro iCloud, mas não encontro depois! Comprei o Pro e ele ofereceu a versão de mandar os desenhos pro próprio "Device", mas usando o iTunes também não consigo achar os desenhos. Já tentei configurar pra ele salvar automaticamente no iCloud, tirei essa opção, e nada deu certo. Como faz?

  6. Leonardo T. Oliveira

    Consegui, aleluia! É só desmarcar cada desenho com a opção de ser salvo no iCloud, que ele libera a opção pra exportar pra outros lugares.

Comentários desabilitados.