As cores no design de interiores

As cores no design de interiores

Todo designer já aprende desde cedo como as cores exercem influência física e mental em todos que tem contato com o projeto. Nem precisamos falar então que a cor deve ser escolhida com muito cuidado no design de interiores. Abaixo algumas características das cores e aplicações indicadas.

BRANCO

Ideal para ampliar ambientes e pequenos espaços. Também indicados em ambientes que devem expressar limpeza, pureza e frescor.

Johnér Bildbyrå AB

Johnér Bildbyrå AB

PRETO

Essa cor é mais usada em detalhes e nos tetos muito altos. Também pode ser usado para passar ideia de nobreza, distinção e elegância.

image003

VERDE

Símbolo de alegria e vida, essa cor é muito indicada para ambientes com detalhes naturais, como jardins ou ambientes com madeira. Dá a sensação de harmonia, equilíbrio, frescor, calma e tem propriedades anti-estresse.

image005

LILÁS / VIOLETA

Em pequenos detalhes podem colorir a casa toda, mas cuidado, evite ambientes onde essa cor predomina, pois pode ficar cansativo, principalmente em tons monocromáticos. Tons claros, mais próximos do lilás, sugerem conforto e calmaria, já os tons mais próximos do roxo sugerem mistério e intuição.

image007

LARANJA

Sabe aquela lembrança de infância? Pois o laranja pode te ajudar a trazer essa sensação de brincadeira e doces. Estimula o apetite, por isso seu uso é muito indicado em cozinhas. Uma cor quente que estimula o alto astral, entusiasmo e estabilidade.

image009

VERMELHO

Vibrante e fonte de energia, o vermelho é uma cor que devemos pensar bem em seu uso, pois também pode trazer excitação, vulgaridade e nervosismo se abusarmos dele nos ambientes, mas pode trazer glamour, força, virilidade e dinamismo, se usado em detalhes.

image011

AZUL

Essa é uma cor que podemos usar e abusar, usando em grandes áreas e combinando com outras cores para não ficar monótona. Usado em conjunto com o branco, passa a ideia de limpeza e frescor, mas em tons mais claros são ideais para acalmar e tranquilizar.

image013

AMARELO

Uma ótima cor para iluminar ambientes, principalmente aqueles que achar meio escuros e frios. Uma cor vibrante que reflete muita luz, portanto, cautela no uso em grandes áreas. Pode transmitir alegria, vibração e criatividade.

image015

Enfim, aproveite bem as propriedades das cores nos ambientes da sua casa crie espaços memoráveis para você, sua família e visitantes. Na dúvida, procure um profissional de design de interiores.

 

post_patrocinado

SenacSJC_Pos2015_BannerWeb300x250px_20141013_v2

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo