Box especial de Star Wars – The Force Unleashed 1 e 2

Meu trabalho de final de semestre no curso foi criar e fazer um mockup de embalagem, então reuni meus amigos do Coletivo BrainLAB pra fazermos o trabalho juntos. Fizemos um box para o lançamento do jogo The Force Unleashed 2, baseado na franquia Star Wars e direcionado para fãs que haviam adquirido algum console entre o lançamento do primeiro e o segundo, mas gostaria de jogar ambos.

Fiz toda a direção de arte e conceito, além de confeccionar a caixa manualmente, meus amigos do coletivo me ajudaram bastante com suas idéias e outras partes do trabalho em si, incluindo pesquisas. Abaixo segue todo o processo criativo, espero que gostem!

Em primeiro lugar precisávamos nos interar sobre o jogo e fomos pesquisar sob diversas fontes, dentre elas livros, vídeos, internet e até mesmo os próprios filmes.

Para que você também entenda do que o game trata, segue o trailer que achamos no Game Trailers, ele ajudará também você a entrar no clima:

Quería que a caixa fosse de fácil identificação, então procuramos um símbolo da franquia para usar como inspiração, algo que um fã batesse o olho e pensasse em Star Wars, se tornando um objeto de colecionador. Foi então que cruzeis com a Tie Fighter, uma das naves mais legais e diferentes do cinema sci-fi:

Um detalhe muito interessante que chamou nossa atenção, foram as asas paralelas, formadas por placas de captação de energia solar que ela possui, presente em toda a linha de naves Tie.

Então pesquisamos mais e achamos um desenho técnico estrutural, que deu o insight para o conceito da embalagem. A visão da asa nos fez imaginar a caixa exatamente daquela forma.

Já com o conceito todo definido, meus amigos e eu fizemos uma pesquisa para identificar os concorrentes tanto na área de games, quanto no tipo de embalagem que queríamos. Lembram do post sobre boxes especiais? Foi fruto desta pesquisa (veja o post aqui), mas destacamos dois em especial, um de God of War e outro de Deadrising.

Como parte da pesquisa, procuramos produtos que seguiram este mesmo conceito e/ou fossem inspirados na Tie Figher, achamos uma edição especial de um tênis da Adidas, que conseguiu usar bem a idéia das placas no design.

Comecei então a rascunhar o que poderia ser feito, formato e sistema da caixa toda. De início, imaginei uma caixa simples, com tampa. Pensei em colocar no box duas miniaturas e um livreto de arte conceitual do game. Por fora, algo bem parecido com a asa da nave.

Aprimorei o sketch levantando de que material poderia ser feita a caixa.

Eis que surgiu a idéia de fazer uma caixa tipo gaveta, como a maioria dos livros de luxo de Star Wars. Surgiu também a idéia de como prender os cds na caixa, já que não queríamos que fosse dentro do livreto, muito mesmo em caixas secundárias.

Pensei na idéia de incluir no pacote um poster, mas como colocá-lo no box? Deixar solto? Foi então que tive outro insight, colocar como brinde um sabre de luz que também é outro símbolo muito forte da franquia, quem sabe imprimir no verso do poster um pattern que quando enrolado, virasse um sabre de luz. Aí voltei pro papel e rascunhei algo que poderia ser feito.

Com tudo já idealizado no papel, passei a estruturar melhor a forma que a caixa seria feita, fiz uma pesquisa de materiais e defini quais seriam usados. Para simular a textura das placas de energia solar da asa, eu logo pensei em papelão microondulado preto, claro que poderia ser algum texturizado com linhas paralelas, mas o microondulado daria um efeito bem mais marcante ao pegar a caixa e sentí-la com o toque, estimulando não só a visão, mas também o tato.

A parte interna toda já tinha resolvido fazer com papelão pardo (ou cinza) de alta gramatura, ao invés de papel paraná (que tava no sketch) pois este seria muito frágil. Para a estrutura metálica da asa representada na caixa, pensei que poderia ser feita toda em alumínio, mas como não dispunha de tempo para preparar o mockup desta forma, optei por usar um papel laminado um pouco fosco.

Enquanto estava na loja comprando os papéis, me deparei com um papel laminado que parecia ser cromado e bem polido, praticamente um espelho, então pensei: “wow, este serviria muito bem para fazer detalhes no sabre de luz!”.

Estes foram os papéis que acabei comprando para confeccionar o mockup da caixa, da esquerda para a direita: papel microondulado, papelão metálico, papelão pardo, papel laminado cromado e um papel de revestimento texturizado como um piso muito comum em naves de filmes Sci-fi, para revestir a caixa e encadernar o livro de arte conceitual.

Sabendo já o que iria usar, rascunhei as peças que precisava ter para montar a caixa, bem a grosso modo mesmo. Depois sim fiz um desenho mais técnico, já com indicação de tamanho e desenho da faca.

Segurando o papel cromado enrolado pensei que pudesse ser um tubo de recorte especial, que conteria o poster enrolado, como uma micro embalagem para poster e fui amadurecendo a idéia. Mais adiante mostro como ficou.

Criei tudo que precisava ser impresso, desde o livro de arte conceitual até mesmo o logo da embalagem que segue abaixo, no mesmo estilo do logo do primeiro jogo The Force Unleashed. Mandei imprimir em gráfica rápida tudo e já peguei montado o miolo do livreto, com lombada canoa para que eu pudesse montar a capa dura direto nele.

Depois de muito trabalho árduo, o mockup ficou pronto, todo feito a mão, recortando com estilete e colando com cola branca, cola quente ou fita dupla face. O resultado você confere abaixo:

Abaixo segue o que foi criado para o poster/sabre de luz, que consiste em uma capa para o poster, tendo no verso dele uma textura impressa que compoe parte do sabre, aparecendo no recorte do tubo metálico, confiram abaixo nas fotos:

(crédito da mão: Yama… rs):

Bom é isso, espero que tenham gostado, postem comentários sobre o conceito e processo criativo, inspirem-se sempre e para conhecer melhor meu trabalho, acessem meu flickr ou o portifólio no Zuinn

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo

23 comentários

  1. Y_ama

    Aeeee …!!

    É muito legal participar de todo esse processo,muito mesmo.
    Melhor ainda quando o resultado é bacana.

    E bora nos prepararmos para o prox semestre.Mais stress,cafeina e um PIM bizarro !!

    hahauahau!


    1. Post author
      domenicojusto

      Imagina, é um prazer sempre trabalhar com gente talentosa como conseguimos reunir no Coletivo… sua mão vai ficar famosa… kkkkk

  2. Arthur Malaspina

    Muito bom o trabalho hein! Parabéns! Melhor que qualquer coisa oficial que eu já tenha visto da Lucas Arts.

    1. sunsations

      Olha, até que não seria má ideia se arriscar e oferecer a ideia pra eles hein?

  3. Aline

    Rapaz, vou te contar uma coisa: Estou maravilhada! O pôster então foi uma BRUTA SACADA!

    Te aplaudo de pé! Parabéns!

  4. Netto

    Nossa sensacional esse trabalho, qualquer fã da serie ia ficar super feliz de receber algo assim. Realmente talento é algo que a ti não falta cara, Parabéns!

  5. sunsations

    Ficou lindo, tá de parabéns!
    E que a força esteja com você!

  6. Karla Cunha

    Show de bola!
    Boa sacada e boas ideias. Isso demonstra que quando em equipe tudo fica bem melhor!
    Acho que vc ter deixado claro que houve participação de outras pessoas na contribuição das ideias, é bom para mostrar para muitos designer que acham que são auto suficientes e orgulhosos.
    Meus parabéns, espero que você consiga vender isso para ser produzido em escala.

  7. andredcore

    Rapaz… meus parabéns! Como designer e fã de Star Wars, meus mais sinceros parabéns!

  8. Nanda

    Nossa, isso ficou incrível mesmo, você certamente é um gênio, tem o dom.
    Sei que o post é antigo, acabei topando com ele enquanto procurava por artes conceituais no seu site. Talvez você nunca leia o coment, mas eu precisava. Você tem uma mente brilhante mesmo. O invejo, no bom modo. Muita sorte na sua carreira. Quem dera que essas caixinhas fossem vendidas *-* Sou uma grande fã de Star Wars, e puxa, fazer isso a mão… Sou totalmente descordenada. Isso é realmente de outro mundo. Muita sorte pra você.


    1. Post author
      domenicojusto

      Poxa, muito obrigado Nanda, fiquei muito feliz que tenha gostado… ainda mais tendo sido um post antigo…

Comentários desabilitados.