Braskem e Odebrecht apresentam a terceira edição do Desafio Design

Braskem e Odebrecht apresentam a terceira edição do Desafio Design

Está dada a largada para a terceira edição do Desafio Design promovido pelas empresas Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) e Braskem, em parceria com a Tramontina e Freso. Alunos de seis universidades disputam uma oportunidade de ter seu mobiliário instalado em empreendimentos da zona sul de São Paulo.

 

Nesta competição a matéria-prima é o plástico no tema mobiliário urbano – social, para desenvolvimento de cadeira, mesa e banco; e kids, pensando em peças de playground. Usar o plástico neste desafio significa aliar a praticidade do cotidiano com o ambiente e a paisagem urbana, oferecendo conforto aos usuários de espaços públicos. Ou seja, a ideia é fomentar a criação de projetos inovadores que consigam misturar funcionalidade, sustentabilidade e, claro, design.

Enquanto competem, os estudantes podem interagir com o mercado de trabalho, através de ações práticas para a criação de novas soluções para mobiliários. As instituições participantes, aliás, são:

 

régua

 

Ao longo de quatro meses, os então estagiários desenvolvem seus projetos na agência de design Mais Packing.

Para escolher os melhores, uma comissão foi criada com representantes da Braskem, da Odebrecht Realizações Imobiliárias, um arquiteto e um arquiteto urbanista renomados, representantes da Tramontina e da Freso, fabricante de playgrounds e produtos em plástico. A universidade vencedora será conhecida em junho e receberá como prêmio o valor de R$ 15 mil.

 “Nossa ideia é estimular jovens talentos a desenvolver aplicações inovadoras utilizando o plástico. Ao conhecer o potencial de aplicação da matéria-prima, os futuros profissionais serão capazes de criar peças que atendam às necessidades do meio urbano e reflitam as principais vantagens do plástico, com altos níveis de acabamento e qualidade ainda em expansão”, afirma Walmir Soller, diretor do negócio de Polipropileno da Braskem.

 

Desafio que deu certo

Foram 2 edições que fizeram tanto sucesso demonstrando criatividade, forma e funcionalidade em diferentes segmentos de mobiliário que o terceiro desafio acontece este ano para novamente incentivar o uso do plástico como matéria-prima no design.

Para se ter uma ideia do resultado desta realização da Braskem e da Odebrecht, dois dos móveis produzidos em 2013 estiveram expostos no Salone del Mobile, maior feira de design e mobiliário do mundo, realizada em Milão, na Itália, de 14 a 19 de abril deste ano.

 

Acompanhe toda a cobertura do 3° Desafio Design Odebrecht Braskem em uma série de posts no DESIGN on the ROCKS.

 

post_patrocinado

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Danilo Cava é turismólogo (isso existe?), mas comunicólogo de profissão e coração. Brincalhão, nerd, organizado, gosta de videogames, cozinhar e ler. Viciado em arte, cinema e design é especialista em acompanhar séries no Netflix.

Veja todos os artigos deDanilo Cava