BRAUN, UM EXEMPLO DE SUCESSO NO DESIGN

BRAUN, UM EXEMPLO DE SUCESSO NO DESIGN

O começo de tudo

Fundada em 1921 em Frankfurt pelo engenheiro Max Braun, a empresa nasceu como um loja que vendia partes manufaturadas de rádios e em 8 anos já começou a vender amplificadores e sets completos. Foi o primeiro a juntar, em apenas um produto, as funções de rádio e gravador.

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Retrato de Max Braun.

Em 1934, a marca se fortaleceu e ganhou o famoso “A” central e ampliado em relação às outras letras.

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Durante a Segunda Guerra Mundial, os produtos feitos para a população civil entrou em queda e em 1944, as fábricas da Braun, situadas em Frankfurt, foram quase totalmente destruídas. No ano seguinte, começaram a reconstrução da empresa com o auxílio de seus 150 empregados.

O ano de 1950 foi marcado pelo lançamento de seu primeiro barbeador elétrico “S 50” que já continha uma inovação: uma fina camada metálica perfurada, que protegia das lâminas a pele de seus usuários.

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Modelo S 50 lançado em 1950.

Um ano depois, em Novembro de 1951, Max Braun falece repentinamente e seus filhos Artur (26) e Erwin (30), se veem obrigados a dirigir a companhia de um dia para o outro. Felizmente os irmão não eram inteiramente despreparados, visto que um possuía graduação em negócios e o outro era engenheiro. A influência negativa que o nazismo e a guerra trouxe aos irmãos levou-os a idealizar o conceito de que um futuro melhor deveria ser baseado no respeito ao conteúdo humano, sejam eles empregados ou consumidores. Em 1951, esta busca por um mundo ideal resultou no lançamento de uma revista interna para funcionários, seguida por um Braun Health Center e uma cafeteria que servia refeições nutritivas e de alta qualidade.

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Os irmãos Artur e Erwin Braun.

Com o mercado de rádio se estagnando, Erwin Braun viu o potencial da empresa progredir somente se a mesma se segmentasse. Foi então que Dr. Fritz Fichler, companheiro de guerra de Erwin, cineasta, historiador de arte e set designer, se tornou o primeiro aliado da empresa, produzindo filmes publicitários e assumindo a equipe de design da empresa a partir de 1956 ditando as regras para a criação de uma nova imagem corporativa para a Braun.

A escola de Ulm e a era Dieter Rams

Na década de 50, surgia na Alemanha uma das mais progressivas escolas de design da história, a Ulm School of Design. Fundada por Inge Scholl, Otl Aicher e Max Bill, foi criada para promover os princípios da Bauhaus e rapidamente ganhou notoriedade mundial ensinando design e design ambiental. Novas visões sobre comunicação visual, design industrial, construção, dentre outras, eram pesquisadas e colocadas em prática pelos alunos e professores.

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Vista do HfG Ulm do oeste, 1956 – Wolfgang Siol

 

Em paralelo ao advento da Ulm Design School, a Braun contratava Dieter Rams como arquiteto, depois dele ter trabalhado para o arquiteto Otto Apel entre os anos 1953 e 55, integrando a equipe de design da empresa de aparelhos eletrônicos mais tarde, o que mudaria a história da Braun para sempre.

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Retrato de Dieter Rams

A partir de 1955, a história da Braun e da escola de Ulm se fundem em colaborações e parcerias, implantando de vez o design na empresa. Dieter Rams logo ganharia notoriedade e assumiria em 1961 a direção da equipe de design, permanecendo na empresa até 1995. Rams foi responsável por tornar a Braun uma empresa “cool” e criar um desejo de consumo nos produtos da empresa.

Muitos dos projetos desenhados por Rams para a Braun, que são a concretização da frase “Weniger, aber besser” (Menos, mas melhor) à qual Rams passa a ser associado, começam a fazer parte do acervo permanente de alguns museus de design importantes no mundo todo, como o MoMA em Nova York.

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Primeira linha de produtos desenhada por Dieter Rams para a Braun.

A revolução da “Era Rams” na Braun criou um legado cultural e de design que inspira designers e empresas até hoje, tendo influenciado Jonathan Ive da Apple a criar o visual pelo qual a empresa é conhecida hoje.

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Um de seus admiradores famosos, o artista britânico Richard Hamilton, uma vez escreveu:

“Seus produtos de consumo vieram para ocupar um lugar em meu coração”.

Dieter Rams mudou a história da Braun e ainda impactou o mundo do design para sempre com o conceito de “it-brand” e minimalismo como características de um produto com bom design.

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Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

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