Conferência internacional de design tem edição em São Paulo

Conferência internacional de design tem edição em São Paulo
São Paulo recebe nos dias 7 e 8 de dezembro o evento internacional What Design Can Do!, realizado há cinco anos em Amsterdã, na Holanda. É a primeira vez que a conferência acontece no Brasil, com a parceria da Mandacaru e a FAAP, que sedia o evento.
Criada com a ideia de conectar os designers aos principais problemas sociais de nossa era, What Design Can Do! evoluiu para um movimento maior. Hoje, é um espaço no qual designers de diversos países inspiram uns aos outros com boas práticas no campo do “social design” por meio de debates e sessões especiais com mesas redondas e workshops.
A edição brasileira do What Design Can Do! traz cerca de 20 palestrantes de diversas áreas de todo o mundo para dois dias inteiros de apresentações. Designers, arquitetos, jornalistas, estilistas e chefs de cozinha vão trocar experiências criativas e discutir sobre a visão do design em temas relevantes relacionados a questões urbanas, consciência cultural e natureza.
Entre os embaixadores e conselheiros do evento no Brasil estão nomes relevantes, como a especialista em economia criativa Ana Carla Fonseca, a jornalista e curadora Adélia Borges, o chef Alex Atala, o designer Marcelo Rosenbaum, a jornalista e crítica Maria Helena Estrada, os designers Irmãos Campana, o publicitário Marcello Serpa, o arquiteto e designer Giancarlo Latorraca e Miriam Lerner, diretora do Museu da Casa Brasileira.
“Muitas pessoas já se convenceram que o design é muito mais que um exercício estético”, afirma Richard van der Laken, fundador do What design Can Do!. “ Com este evento em São Paulo, nós queremos explorar e compartilhar o impacto do projeto com um público verdadeiramente internacional. Por essa razão, São Paulo é um passo importante para nós”.
A edição brasileira da conferência tem parceria com a Mandacaru, com a arquiteta Bebel Abreu à frente da produção executiva. A empresa se dedica a realizar exposições e conferências relacionadas às artes gráficas no Brasil e no exterior, assim como o AGI Congress e a 10ª Bienal de Design Gráfico.
Programação (sujeita a alterações)
 
Dia 1
 7 de Dezembro
9:30 Sessões de abertura
Richard Van Der Laken (Holanda – What Design Can Do)
Tracy Metz (Estados Unidos – Pesquisa / Jornalismo)
Desafio WDCD (What Design Can Do)
11:30 Sessões da Manhã
Mariana Santos (Portugal – Jornalismo)
Alex Atala (Brasil – gastronomia)
Koert Van Mensvort (Holanda – Next Nature)
Catalogtree (Holanda – Visualização de Dados)
13:15 – Almoço
14:10 sessões especiais (Stefan Sagmeister entrevistado por David Kester mapeando São Paulo com Catalogtree e mais atrações a confirmar)
15:50 Sessões finais
Marty lamers (Holanda)
Marcelo Rosenbaum (Brasil)
Marije Vogelzang (Holanda – Gastronomia)
17:20 Coquetel
Dia 2
 8 de Dezembro
9:30 – Sessões de Abertura
Bebel Abreu (Brasil – Publicação)
Ricky Poynor (Reino Unido – Jornalismo)
Pepijn Zurburg (Holanda – Jornalismo)
11:30 Sessões da Manhã
Daisy Ginsberg (Reino Unido – Biologia Sintética)
Sissel Tolaas (Noruega – Cheiro)
Christophe Balaresque (França – Arjowiggins)
Upload Cinema / Dagan Cohen (Holanda – Dados)
13:15 Almoço
14:10 Sessões Especiais (Sissel Tolaas e Daisy Ginsberg entrevistadas por Tracy metz, “A Gente Transforma” apresentado por Marcelo Rosenbaum e mais atrações a confirmar)
15:50 Sessões Finais
Fabio Lopez (Brasil – Designer Gráfico)
Rohan Shivkumar (Índia – Arquitetura)
Stefan Sagmeister (Estados Unidos – Design Gráfico)
17:20 coquetel
Serviço
Local: Teatro da FAAP
Quando: 7 e 8 de dezembro de 2015
Valor: Ingressos à venda a partir de R$180 (meia entrada), disponíveis até 06/12/15
Mais informações em http://www.whatdesigncando.com.br/

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Danilo Cava é turismólogo (isso existe?), mas comunicólogo de profissão e coração. Brincalhão, nerd, organizado, gosta de videogames, cozinhar e ler. Viciado em arte, cinema e design é especialista em acompanhar séries no Netflix.

Veja todos os artigos deDanilo Cava