Design de Embalagens – Criação

Design de Embalagens – Criação

Esse guia é resultado da parceria entre a Smuzi e a Design On The Rocks para ajudar você a criar embalagens originais.

Encerramos a última lição com o ciclo de Criação – Protótipos – Correção e agora vamos nos aprofundar na etapa de Criação.
Com a primeira etapa pronta você terá 3 ferramentas em mãos:

  • O Planejamento do Produto: o documento com todas as especificações e detalhes da embalagem
  • A visualização do produto
  • As estruturas básicas da embalagem

Explore os formatos

Na hora de criar a estrutura básica da embalagem o nosso foco foi a forma como o produto ficaria na embalagem. Agora podemos explorar formatos diferentes.

Vamos tomar como exemplo uma estrutura retangular de papel. Mesmo sendo um formato super simples, existem infinitas variações de fechamento, dobra e formato. Veja como o mesmo formato básico pode ser aproveitado em embalagens completamente diferentes.

Smuzi-Embalagem-Conceitos-1

Conheça os materiais

Cada material tem seus benefícios e limitações. Conheça bem o material que você vai utilizar na embalagem. Algumas técnicas que você pode usar são:

  • Estudar as técnicas de produção do material
  • Pesquisar produtos com embalagens similares
  • Pesquisar novas tecnologias

Smuzi-Embalagem-Materiais-2

Inove

Todo o conhecimento acumulado até agora vai servir como impulso para a sua criatividade. As referências que você pesquisou também ajudarão bastante. Agora é hora de aplicar toda a sua inspiração para criar embalagens autênticas.

Alguns designers gostam de fazer rascunhos à mão, outros já partem direto para modelos em 3D. Eu gosto de fazer vários rascunhos antes de passar para o computador. Seja qual for o seu estilo, não economize nas idéias.

Jogue todos os conceitos no papel, mesmo que sejam muito exóticos. Brinque com formatos diferentes, curvas e desenhos inusitados.

Smuzi-Embalagem-Conceitos-2

Mantenha o pé no chão

Depois que você explorar toda a sua criatividade é hora de avaliar as melhores opções. Na etapa de inovação você não deve se limitar por nada, mas agora é importante ter um olhar mais crítico. É possível produzir essa embalagem? Ela segue as prioridades que foram definidas no Planejamento do Produto?

Muita gente se perde na etapa de criação e esquece de analisar os produtos. Depois o produto final é vetado por ser muito complexo ou caro, e aí surge a grande reclamação dos designers.

Design não é apenas estética. Avalie as embalagens que você criou de forma imparcial, seja rigoroso e mantenha as prioridades em foco.

A melhor maneira de testar suas criações é com protótipos. Vamos explorar esse assunto na próxima lição.

Sobre o autor: Mário Troise se especializou em desenvolvimento de produtos e marcas na California. Trabalha na Smuzi, onde já criou centenas de embalagens diferentes.

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Mário se especializou em desenvolvimento de produtos e marcas na California. Trabalha na Smuzi com marketing & design. Site: smuzi.com.br

Veja todos os artigos deMário