Design de Embalagens – Estrutura e Formato

Design de Embalagens – Estrutura e Formato

Criação de embalagens é uma área fundamental do design, o design de embalagens, mas infelizmente existe pouco material de referência sobre o assunto. Esse guia é resultado da parceria entre a Smuzi e a Design On The Rocks para ajudar você a criar embalagens originais.

Planeje

É muito mais gostoso começar de cara pelo design, mas é importante planejar muito bem antes de criar uma embalagem.

O primeiro passo é montar um guia de referência, planejamento de produto ou direção de arte (cada empresa usa um nome diferente para esse documento). Anote só as informações mais importantes:

  • Materiais que podem ser usados na embalagem: metal, plástico, vidro, etc.
  • Especificações técnicas: medidas e detalhes específicos como proteção para alimentos, resistência a impactos, limite de tamanho, características químicas, etc.
  • Prioridades: Visibilidade, Tamanho, Custo, Resistência, Estética

As Prioridades são super importantes – e a maioria dos designers não leva isso em consideração. Você deve ir direto ao assunto.

Se o produto vai ser vendido só em lojas virtuais ele não precisa de uma embalagem bonita – ele precisa de uma embalagem muito pequena para diminuir custos de estoque e envio. Se o produto é delicado, a prioridade é a resistência. Já um brinquedo precisa de  ótima visibilidade.

Com esse planejamento pronto podemos trabalhar na estrutura da embalagem.

Simplifique o produto

Você deve visualizar o produto em formas geométricas simples. Existem algumas técnicas bem úteis:

  • Desenhe o produto em vários ângulos diferentes
  • Modele o produto em 3D com formatos mais simples
  • Modele o produto com massinha ou espuma
  • Estude o projeto do produto e faça uma versão simplificada

É assim que você vai se familiarizar com o produto para conseguir uma boa visualização.

SmuziEmbalagemSimplifique

Crie estruturas básicas

Agora que você visualizou o produto sem complicação, comece a criar estruturas que vão envolvê-lo. Não esqueça das suas prioridades: se tamanho não é tão importante, você tem liberdade para esboçar formatos maiores. Caso visibilidade seja essencial, faça estruturas que deixem o produto bem posicionado.

Nessa etapa não se preocupe tanto com a estética da embalagem, e sim com a maneira como o produto vai ficar dentro dela. Use sua criatividade para criar designs inteligentes, mas ainda bem simplificados.

SmuziEmbalagemFormatos

Faça protótipos

Quando tiver alguns modelos prontos, comece a trabalhar com protótipos. Embalagens de papel são as mais fáceis de testar. Caso a embalagem seja de vidro, metal ou plástico, você pode trabalhar com outras técnicas de modelagem: modelos em 3D ou protótipos de espuma, papel e outros materiais simples.

Mantenha o foco na estrutura para procurar erros: o produto encaixa direito na embalagem? A embalagem ficou do tamanho certo? É possível ver o produto?

O ciclo de Criação – Protótipos – Correção vai continuar até que você tenha alguns modelos adequados. A próxima etapa é explorar toda a sua criatividade para melhorar a estética da embalagem e transformar um formato simples em um produto único.

SmuziEmbalagemPrototipos

Sobre o autor: Mário Troise se especializou em desenvolvimento de produtos e marcas na California. Trabalha na Smuzi, onde já criou centenas de embalagens diferentes.

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Sobre o autor

Mário se especializou em desenvolvimento de produtos e marcas na California. Trabalha na Smuzi com marketing & design. Site: smuzi.com.br

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5 comentários

  1. Ana Lúcia Cava

    Olá, tudo bem? Estava lendo no post sobre como as embalagens no caso de produtos vendidos apenas online não precisam ser bonitas. Mas o caso é que uma embalagem bonita (pelo menos no meu caso, que trabalho com moda) faz muita diferença. Comprar um produto legal que venha em uma embalagem bonita, que o cliente não está esperando, aumenta o grau de satisfação, pois vem com um valor implícito de cuidado, ou simplesmente aquele "algo a mais".

    Claro, pode ser que para alguns públicos isso realmente não seja necessário, porém em outros casos já causa um impacto bacana.

    Claro que tudo isso cuidando para não onerar demais o preço final né…rs

  2. Mário

    Com certeza, um bom visual é sempre muito importante. E mesmo nas vendas online, embalagens bonitas agradam muito.
    O que eu recomendei não é ignorar os outros aspectos, mas saber quais são as suas prioridades. No caso de vendas online, o importante é criar embalagens sustentáveis e pequenas. Depois que esses requisitos são cumpridos, você pode investir o quanto quiser na beleza da embalagem.
    Obrigado pelo comentário!

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