Design de Embalagens – Protótipos

Design de Embalagens – Protótipos

Esse guia é resultado da parceria entre a Smuzi e a Design On The Rocks para ajudar você a criar embalagens originais.

Chegou a hora de testar as suas criações! Trabalhar com protótipos é uma fase muito importante no design de embalagens. O ciclo de criação termina quando você tem um modelo ótimo, testado e aprovado.

Smuzi-Ciclo-de-Criacao

Comece com protótipos básicos

Produza protótipos simples para testar o formato, encaixe, visibilidade ou o tamanho da embalagem – sempre mantendo o foco nas prioridades dessa embalagem.

Você pode fazer embalagens em escala para facilitar. Alguns anos atrás trabalhamos em uma embalagem para garrafas de vinho. Essas embalagens foram feitas em escala, apenas para ajudar a definir a melhor opção. E foram feitas com papel comum, sendo que a embalagem final seria feita com um material muito mais resistente.

Smuzi-Embalagem-Prototipos-1

Liste os problemas

Analise todos os protótipos e liste os problemas de cada um. Tenha um olhar bem crítico para saber identificar qualquer erro do protótipo. Anote também as vantagens de cada modelo.

Abaixo estão alguns protótipos que fizemos para uma embalagem de brinquedo. A sequência de modelos vai da esquerda para a direita. Antes de chegar nesse formato facetado fizemos dezenas de protótipos com formatos diferentes.

Veja como os primeiros testes eram maiores e mais grosseiros. Identificamos 2 problemas com esses protótipos. A primeira coisa que eu alterei foi o projeto da embalagem para ela ficar mais resistente, o que permitiu que eu adicionasse mais janelas. Também mudei a trava do fundo e da tampa para diminuir a altura da embalagem.

Smuzi-Embalagem-Prototipos-2

Volte para a prancheta

Se você estiver trabalhando com embalagens de metal, plástico ou vidro pode ter alguma dificuldade em fazer muitos protótipos. Nesse caso você terá menos protótipos físicos, mas poderá explorar mais modelos em 3D no computador. Seja qual for a sua ferramenta, não economize nas correções. É melhor investir seu tempo agora para corrigir qualquer problema, do que depois que o design gráfico da embalagem estiver pronto.

Aproveite os melhores detalhes de cada modelo e corrija os principais problemas. Aos poucos você vai chegar em modelos muito mais próximos do produto final.

Veja quantas alterações eu fiz nesses protótipos. Dá para perceber que a minha prioridade nesse projeto era a visibilidade do produto.

Smuzi-Embalagem-Prototipos-3

A última etapa é combinar a estrutura com os elementos visuais. Em algumas empresas o design gráfico é separado do design de embalagens – mas existem designers de embalagens que são ótimos na parte gráfica.

Outro ponto muito importante é testar a embalagem com os produtos. Na imagem abaixo temos 2 protótipos de embalagens de jóias. Essas embalagens não foram feitas com esse papel, e sim com um material sintético com acabamento especial. Mas usamos os protótipos de papel para testar a apresentação das jóias dentro das embalagens.

Smuzi-Embalagem-Prototipos-5

Sobre o autor: Mário Troise se especializou em desenvolvimento de produtos e marcas na California. Trabalha na Smuzi, onde já criou centenas de embalagens diferentes.

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Mário se especializou em desenvolvimento de produtos e marcas na California. Trabalha na Smuzi com marketing & design. Site: smuzi.com.br

Veja todos os artigos deMário