Dicas e truques para um bom projeto editorial

Uma das vertentes do Design Gráfico é o Design Editorial, que consiste em projetar graficamente um jornal, revista ou livro, levando em conta fonte, imagens, páginas e até mesmo estilo das ilustrações. É bem trabalhoso e grande parte dos designers não gostam, por isso faltam profissionais especializados nesta área.

Ter conhecimento de design gráfico é de grande valia e já serve como base, mas não é tudo. Existem termos e técnicas específicos para este tipo de material e abaixo darei algumas dicas:

Fonte

É preciso entender o público para escolher a família de fontes ideal. Leve em consideração que quanto maior a idade, mais problemas de visão podem acontecer, logo, se a fonte for maior, mais confortável vai ser a leitura. Lembrem-se que a pouco tempo atrás os principais jornais brasileiros aumentaram o tamanho das fontes dos blocos de texto em até 2 pontos por causa disso.

Em blocos de texto, opte por fontes que não sejam de difícil leitura, que não sejam “condensed”  nem muito grossas. Usa-se muito a família Helvética e até mesmo Verdana nestes blocos.  Serifas são ótimas para fazer o olho e o cérebro identificaram a mancha gráfica da linha. Abaixo seguem algumas fontes muito usadas para blocos de texto também, por terem um bom projeto tipográfico.
best_text

Blocos de texto devem ter bom espaçamento entre linhas e não podem ser muito largos, pois quando a linha é muito longa, podemos nos perder quando voltamos para o início da linha seguinte. Outro detalhe importante é prestar atenção aos famosos “caminhos de rato” e “viuvinhas”. Tudo isso mostra o comprometimento do designer e/ou diagramador com o projeto.

Caminho de rato é quanto os espaços entre palavras no texto, formam caminhos verticais evidenciados principalmente quando justificamos o bloco de texto.

Viúva é quando sobra uma palavra na última linha de um bloco de texto. Já cheguei a ver até meia palavra como viúva, o que é uma vergonha!

viuva

Ambos os problemas acima podem ser resolvidos ajustando o Kerning da fonte (espaço entre letras) ou trabalhando sem usar texto justificado.

Grid

É muito importante trabalhar com grid nas páginas e capa de revistas principalmente. O grid são linhas guias que servem para encaixar elementos gráficos (imagens, bloco de textos, ilustrações, etc..) de forma harmoniosa. Existem modelos predefinidos de grides na internet, caso não queira criar um.

Abaixo você pode ver o grid da H Magazine e a página diagramada:

H01_grid

H_decoracao-864x565

Imposicionamento de página

É a forma como se deve fechar as lâminas das páginas das revistas produzidas com lombada canoa, isto é, com grampos. Quando fechamos uma revista assim, devemos levar em conta que a cada 4 páginas de revista há uma lâmina e que junto com as páginas 1 e 2, vão impressas as 2 últimas páginas da publicação. O InDesign já faz o imposicionamento quando fechamos o arquivo em Booklet.

Exemplo: Numa revista de 8 páginas, funcionaria como abaixo:

nm_41

A coisa ainda pode ficar bem mais complicada quando a revista tem muitas páginas e precisa ser impressa em cadernos, como abaixo:

imposicao1

Enfim, não é um trabalho simples como um folheto e não temos muitos designers nesta área, mas se quiser aprender um pouco sobre o design editorial, basta ingressar em cursos de design gráfico ou editorial, como a pós de design gráfico do SENAC de São José dos Campos

post_patrocinado

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo

3 comentários

  1. Georges

    Quase perfeito. Erro na frase "Lembrem-se que a pouco tempo atrás os principais jornais…", que deveria ser "Lembrem-se DE que HÁ pouco tempo atrás os principais jornais…".

    1. Sam

      Se preocupa demais com o erro alheio e erra também. Não se escreve "há pouco tempo atrás", afinal, o "há" é de "haver", também pode ser entendido como "faz pouco tempo". Portanto, "a pouco tempo atrás" está correto, assim como "há pouco tempo" também está correto. "Há pouco tempo atrás" está terrivelmente equivocado. Abraços.

  2. Thiago

    Muito bom post!!
    Gostaria de aproveitar e pedir uma ajuda… Estou querendo me aperfeiçoar em projetos editoriais..
    E to procurando um curso de Projetos Editoriais.. me indicaram o da Impacta..
    Alguém conhece? sabe se é bom?
    Curso Projetos Editoriais
    Abraço..

Comentários desabilitados.