Estudantes brasileiros de design são premiados no iF Concept Award 2009

01

Quatro projetos de estudantes brasileiros estão entre os 100 premiados do principal prêmio europeu para estudantes, o iF Concept Award. Eles receberam apoio do Programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil) para concorrer com 3.200 projetos de 39 países. Fizeram parte do júri, profissionais de países como Reino Unido, Itália, Alemanha e Espanha.


Os estudantes Daniel da Silva Scarpim, Fernando Pretti e Rafael Aoki, da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), ganharam com a Ballesta, uma furadeira elétrica sem fio de uso doméstico para pessoas com pouca experiência no emprego de ferramentas.

André Guerra, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), venceu com a bateria Nômade. Voltada para músicos que transportam com frequência o instrumento, a bateria tem como principal diferencial seu sistema de sustentação. Ao invés de estantes com tripés, foram desenvolvidos monopés, o que reduz o peso e o espaço ocupado após a montagem. Além disso, os tambores ocupam apenas um volume, pois são colocados dentro do bumbo.

De Santa Catarina, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o premiado foi o estudante de design Jairo da Costa Junior com o projeto HEROes, uma linha de cadeiras de rodas esportivas, concebidas para que pessoas com restrições motoras possam participar da prática de esportes como frescobol, badminton, vôlei e rúgbi de praia, em terrenos arenosos.

Já os universitários Felipe Degasperi Aranega, Felipe Andretta Costacurta e Sergio Tadeu Almeida, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), receberam o selo iF pelo triciclo Trivia. Ágil, pouco maior que uma moto, o triciclo destina-se a um ocupante e inclui vantagens como bagageiro, assento, iluminação, ar e abrigo contra chuva, vento e pó. Equipado com motor elétrico na roda dianteira e um sistema de pedais que funciona como uma máquina de “step”, não polui o ar.

DEBrazil

Ao todo, 144 projetos brasileiros se inscreveram em 2009 no DEBrazil, que viabiliza a participação do estudantes no iF Concept Award. Desses, 107 receberam apoio para a inscrição e 11 ficaram entre os finalistas do prêmio europeu para estudantes.

O DEBrazil é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), coordenado pelo Centro de Design Paraná. Além do suporte para tradução dos projetos para o inglês e o alemão, os estudantes contaram com o apoio para envio do material para a Alemanha, país sede do iF, e todas as orientações quanto às exigências do edital do prêmio para elaboração dos trabalhos.

Criado em 2003, com o objetivo de promover o design brasileiro no exterior, o DEBrazil apoia também a participação de produtos nacionais no iF Product Design Award, que premiou 19 brasileiros na edição deste ano. Considerado pelos críticos o principal prêmio do design europeu, o iF Product Design Award 2009 teve 802 premiados.

Para saber mais sobre o DEBrazil acesse www.designbrasil.org.br/debrazil.

Conheça os vencedores:

02

Ballesta

Furadeira elétrica sem fio de uso doméstico para pessoas com pouca experiência no manejo de ferramentas. Possui um apoio que auxilia no posicionamento do furo, limitador de profundidade integrado, coletor de pó e um sistema que aplica automaticamente a pressão contra a superfície de trabalho, facilitando a utilização por pessoas com pouca força física. A furadeira conta com um motor principal de 12V e um motor secundário de 7V. O motor principal opera a broca como em uma furadeira convencional. O motor secundário move o conjunto e aplica pressão contra a superfície. O equipamento é alimentado por baterias de lítio.

Estudantes: Daniel da Silva Scarpim, Fernando Daniel Pretti, RafaelYuriAoki

Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban) – São Bernardo do Campo – SP.

03

HEROes

Linha de cadeiras de rodas esportivas concebidas para que pessoas com restrições motoras possam participar da prática de esportes em terrenos arenosos, em especial na praia. Oportuniza a prática de modalidades esportivas como frescobol, badminton, vôlei e rúgbi.


Estudante: Jairo da Costa Júnior

Universidade do Vale do Itajaí (Univali)- Itajaí – SC

05
Trivia

Ágil, pouco maior que uma moto, o triciclo destina-se a um ocupante e inclui vantagens como bagageiro, assento, iluminação, ar e abrigo contra chuva, vento e pó. Equipado com motor elétrico na roda dianteira, não polui o ar e é econômico. Possui um sistema de pedais, como uma máquina de “step”. Conta também com marchas, como uma bicicleta, que proporcionam a chance de pedalar enquanto se dirige, praticar exercício e contribuir para o rendimento do motor.

Estudantes: Felipe Degasperi Aranega, Felipe Andretta Costacurta, Sergio Tadeu Almeida

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba – PR

04

Nômade

Voltada para bateristas que transportam com frequência o instrumento musical e criada para solucionar problemas de espaço, a bateria Nômade tem como principal diferencial o sistema de sustentação. Em vez de estantes com tripés, tem-se monopés, o que reduz o peso e o espaço ocupado quando montada. Para o transporte, os tambores ocupam apenas um volume, pois são colocados dentro do bumbo, que é o mesmo tambor do surdo.

Estudante: André Luís Guerra do Nascimento

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) – Rio de Janeiro -RJ

Fonte: Juliane Ferreira | INTERACT Comunicação Empresarial www.interactcomunicacao.com.br

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo

3 comentários

  1. Carlos Jr

    Parabéns aos estudantes, em destaque o Trivia triciculo, pelo design ousado e renovador. Sou Carlos Jr, estudante de design da Universidade de FRanca (Unifran). Abraços.

  2. Cláudia

    Muito bom, mas meu destaque vai para a cadeira de rodas, impecável.

Comentários desabilitados.