Milão recebe tributo ao arquiteto e designer Sergio Rodrigues

Milão recebe tributo ao arquiteto e designer Sergio Rodrigues

Em abril e maio, Milão receberá uma homenagem ao arquiteto e designer Sergio Rodrigues, organizada pela LinBrasil com uma exposição de 15 de seus móveis. Dentre os escolhidos estão os mais icônicos, tais como sua primeira criação, o banco Mocho, de 1954, releitura de um exemplar do design vernacular brasileiro; a poltrona Mole (Sheriff), de 1961, sua peça mais conhecida internacionalmente; a cadeira Kilin, de 1973, exemplo da simplicidade construtiva que o caracterizou; e a poltrona Diz, de 2002, um projeto da sua plena maturidade, apenas em madeira, que permite um extremo conforto ao usuário.

A exposição é parte da semana de design de Milão, promovendo o reconhecimento internacional do trabalho deste carioca ao longo de 60 anos de atividades contínuas no design de móveis e na arquitetura, inspirando a nova geração do design contemporâneo brasileiro que se orgulha de suas raízes culturais e não tenta mimetizar a linguagem internacional. As peças estarão no evento Brazil S.A., que promove coletivamente empresas e criadores brasileiros até 24 de maio, para aproveitar o afluxo de visitantes que a cidade vai receber na Expo Universal 2015 Milano. A exposição vai inaugurar em 14 de abril na Università degli Studi di Milano, à Via Festa del Perdono, 7.

 

A LinBrasil

Estabelecida em Curitiba, a LinBrasil se dedica exclusivamente à obra de Sergio Rodrigues (1927-2014), estabelecendo parcerias com indústrias selecionadas para a produção. Muita atenção é dada à qualidade de fabricação, que segue os moldes e modelos originais e passou a incorporar o emprego de máquinas CNC de última geração aliado ao acabamento manual. Atenta à questão da utilização sustentável e apropriada da madeira, Gisèle optou pela utilização de tauari, madeira que tem o seu uso na indústria moveleira incentivado pelo Ibama, nas peças destinadas ao mercado brasileiro e sul-americano. Nos móveis destinados ao Hemisfério Norte, a escolha recaiu sobre a faia, pois, por ser de lá originária, essa espécie se comporta de forma mais estável frente às variações climáticas dos países do Norte. A empresa exporta para vários locais, especialmente Estados Unidos, Europa e Ásia.

 

poltrona Kilin_006 cor Divulgação LinBrasil BAIXA Katita_03 Divulgação LinBrasil BAIXA banco Mocho 3 Divulgação LinBrasil BAIXA poltrona Mole com banco cor Divulgação LinBrasil BAIXA

 

Lista das peças na exposição:

Banco Mocho, 1954

Cadeira Lucio, 1956

Poltrona Oscar , 1956

Poltrona Beto, 1958

Cadeira Cantu, 1958

Cadeira Cantú Alta, 1959

Poltrona Mole (Sheriff), 1961

Poltrona Moleca, 1963

Poltrona Beg, 1967

Poltrona Kilin, 1973

Poltrona Daav, 1983

Poltrona Katita, 1997

Banco Sonia, 1997

Banco de bar Nine, 2000

Poltrona Diz, 2002

 

Serviço

Mostra “Tributo a Sergio Rodrigues”

Data: 14 de abril a 24 de maio

Horário: de 14 a 19 de abril, das 10h até meia-noite

De 20 de abril a 24 de maio, das 10h às 22h

Local: Università degli Studi di Milano, à Via Festa del Perdono, 7, Milão

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Danilo Cava é turismólogo (isso existe?), mas comunicólogo de profissão e coração. Brincalhão, nerd, organizado, gosta de videogames, cozinhar e ler. Viciado em arte, cinema e design é especialista em acompanhar séries no Netflix.

Veja todos os artigos deDanilo Cava