Polêmica: Minions ganham cor oficial no catálogo Pantone

Polêmica: Minions ganham cor oficial no catálogo Pantone

A empresa Pantone, uma das maiores referências cromáticas do mundo do design, anunciou em abril o lançamento da primeira cor baseada em um personagem de animação. A honra ficou a cargo dos Minios, personagens coadjuvantes do filme Meu Malvado Favorito da Universal Pictures e Illumination Enterteinment.

“Just as the sun’s rays enliven us, PANTONE Minion Yellow is a color that heightens awareness and creates clarity, lighting the way to the intelligence, originality and the resourcefulness of an open mind – this is the color of hope, joy and optimism,” disse Leatrice Eiseman, Executive Director da Pantone Color Institute.

então, o “Amarelo Minion” agora compõe as mais de 10 mil tonalidades cromáticas do catálogo da empresa, exatamente com este nome. O que não agradou muito a especialistas e designers do mundo todo, que dizem que isso abre um precedente perigoso, já que antes as cores eram apenas codificadas e não ganhavam um nome, como é o caso do “Rosa Perfeito” da boneca Barbie, que na escala é apenas 219 C. O designer Bobby McKenna começou com a onda de insatisfação no Twitter e outros grandes designers como Rico Lins, também se manifestaram, estranhando que a Pantone tivesse essa “pegada mercantilista”.

Particularmente eu também acho perigoso abrir este precedente, mas tenho consciência de que vivemos em um mundo capitalista, o problema é a forma como foi associado a um modismo é que não foi bacana. Podiam ter feito uma brincadeira onde a personagem se associava a um dos tons de amarelo e aquele tom ainda mantivesse o nome codificado, mas dar o nome da personagem para ele, pra mim, foi mancada.

E você? O que pensa sobre o assunto?

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo