Reutilizando para criar o novo

Reutilizando para criar o novo

Hoje é praticamente obrigatório pensar em reduzir resíduos ao criar um produto. E ao adequar o planejamento para isso, o designer precisa repensar todo o processo de fabricação, desde a escolha do material à logística, tudo pela sustentabilidade.

infografico-2-da-fazenda-a-xicara

O infográfico do site Mexido de Ideias ilustra a cadeia produtiva do café para demonstrar as várias etapas de fabricação

Exemplos de como reciclar, principalmente papel e plástico, não faltam. É uma maneira fácil e importante de sensibilização e, consequentemente, redução do lixo. Ao separar o reciclável, o cidadão contribui para a manutenção do meio ambiente e pode se conscientizar sobre o impacto que o descarte inadequado tem sobre o planeta. Com isso, as empresas e indústrias também pensam em como seus produtos poderiam ser coletados ao final do seu ciclo de vida, com a logística reversa, além de tratar seus resíduos de produção.

ciclo-vida

Para além da reciclagem, o desafio é maior ao reutilizar materiais já fabricados para desenvolver novos produtos. E é com esse mote que alunos de design e arquitetura “recriam” mobiliários ao aproveitar peças que seriam descartadas no Desafio de Design Odebrecht Braskem. Usando o plástico, matéria-prima resistente, maleável e duradoura, os participantes terminam seus projetos que farão parte de um novo empreendimento do grupo: o Parque Urbano do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro; local que abre espaço para a diversidade de uso, gentilezas urbanas, mescla o antigo ao novo e faz conexões diretas com a região. Além dos prédios que abrigarão os escritórios da construtora, os espaços de convivência externos servirão a toda comunidade. E, por acreditar no design para agregar valor e reforçar todo o propósito da revitalização da região portuária, a escolha do plástico foi muito adequada.

Os alunos também tiveram que planejar, rascunhar e repensar nas três primeiras etapas desta edição, pensando na sustentabilidade como objetivo na criação de seus projetos. Resumindo a penúltima fase, de concepção, a web série que acompanha o grupo desde o início do Desafio lançou um vídeo no último dia 11 de novembro. Confira a seguir:

O Desafio de Design está chegando ao fim e você acompanha tudo aqui no blog! Neste link, saiba o que aconteceu até agora.

post_patrocinado

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Danilo Cava é turismólogo (isso existe?), mas comunicólogo de profissão e coração. Brincalhão, nerd, organizado, gosta de videogames, cozinhar e ler. Viciado em arte, cinema e design é especialista em acompanhar séries no Netflix.

Veja todos os artigos deDanilo Cava