Ser ou não ser Designer Gráfico?

Segundo o Guia do Estudante, Design Gráfico é:
A criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de tornálos atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.
Importante reforçar que “Design” é a profissão e “Designer” é o profissional que trabalha com design. Mas se mesmo assim não consegui entender ou ficou com preguiça de ler o texto, tem um videozinho que explica:

Uma discussão que sempre ouvimos entre os acadêmicos é o fato de um designer não ser um artista, mesmo que alguns trabalhos tenham um conteúdo artístico forte. Isso criou uma certa polêmica por um tempo, mas sinceramente, acho que designer não é mesmo artista, pois resolvemos problemas de forma criativa, não fazemos um trabalho por pura beleza. Mas há uma linha tênue entre artistas (como os ilustradores) e os designers. Comente sobre o que você acha sobre este assunto no post.

O que é sempre bom lembrar que um designer gráfico precisa de uma boa formação, ótimo repertório e criatividade, temos vários cursos muito bons de graduação por ai, mas se já é graduado, uma boa dica é fazer uma pós em Design Gráfico, como o que o SENAC de São José dos Campos, clique aqui e conheça. Cada passo em sua formação é importante para o aprimoramento de toda a categoria criativa.

post_patrocinado

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo

2 comentários

  1. Renato

    Nossa muito bom o post.

    É… aproveitando a brecha, gostaria de saber se um Designer Gráfico tem um bom retorno financeiro!

Comentários desabilitados.