Você sabe o que é Affordance no design?

Você sabe o que é Affordance no design?

O termo foi cunhado pelo psicólogo James J. Gibson e depois introduzido nas disciplinas de interação homem-máquina pelo livro The Psichology of Everyday de Donald Norman. Consiste em uma propriedade em que a característica física de um objeto ou ambiente influenciam na sua função. Difícil de entender? A grosso modo Affordance significa Adequação, algo físico que faça com que o objeto ou ambiente cumpram sua função de forma mais apropriada.

Um bom exemplo é a roda circular e uma roda quadrada. A circular tem mais affordance para girar, pois suas características físicas ajudam nessa função, o que não quer dizer que não conseguimos girar uma roda quadrada, mas a circular é mais adequada.

Outro exemplo clássico para entender o que é Affordance são a nossa relação interativa com as portas e maçanetas. É muito comum o conflito em uma porta como essa abaixo:

06-08-15-01-14_adesivos-vitrine

A sinalização nos diz para empurrar, mas o design (maçaneta) nos permite puxar. Quem nunca se deparou com esse erro de Affordance e acabou puxando a porta ao invés de empurrar? Talvez a sinalização nem fosse necessária se o design estivesse mais adequado, não acham? Como o exemplo abaixo:

pushpulldoor_0_abetter_design_com

O design usa nossa cognição na interação com a porta, possibilitando a ação correta em ambos os lados. Do lado do Empurre, só dá pra empurrar, do Puxe, a maçaneta nos leva a puxar.

O Affordance pode ser aplicado em diversas áreas do design e é muito importante que seja bem estudado por designers que estão desenvolvendo projetos.

 

post_patrocinado

SenacSJC_Pos2015_BannerWeb300x250px_20141013_v2

Comentários

comments

Compartilhe

Sobre o autor

Designer apaixonado pelo que faz, fundador e editor do DESIGN on the ROCKS. Brasileiro, natural de Jacareí - SP. Atualmente trabalha como Freelancer de gráfico e produto.

Veja todos os artigos deDomenico Justo